Sobre o Veredas
O Projeto Veredas é um projeto social que atua junto a comunidades da região da Serra da Capivara, no Piauí, para promover o desenvolvimento socioeconômico da região e a preservação das culturas e tradições.
A iniciativa nasceu de grupo de jovens de São Paulo que, em uma viagem escolar do Colégio Santa Cruz para a Serra da Capivara, conheceu e conviveu com comunidades que lidam diariamente com a pobreza, a seca, a ausência de políticas públicas efetivas e a precariedade dos serviços básicos, como educação e saúde. Sensibilizados, decidiram fundar o Veredas.
O projeto está presente em duas comunidades, onde planeja a construção de espaços coletivos para melhorar as condições de vida locais, e colabora também com instituições da região, como escolas e organizações.
O Veredas acredita que para fazer a diferença é necessário formar vínculos significativos e duradouros com as comunidades, buscando ouvir as demandas locais e traçar soluções sustentáveis de forma colaborativa e conjunta.

A Serra da Capivara
A Serra da Capivara, no sul do estado do Piauí, é uma região de extrema importância para o Brasil e o mundo. É lá que se encontra o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO por sua relevância arqueológica.
Além das pinturas rupestres icônicas, a Serra da Capivara tem uma natureza exuberante, o que lhe dá enorme potencial turístico.
Ao mesmo tempo, o Piauí é um dos estados mais pobres do Brasil e a ausência de políticas públicas eficazes para fortalecer o turismo impede que a região se desenvolva, fazendo da Serra da Capivara uma região pouco conhecida e valorizada.
Dessa forma, a vida daqueles que habitam a Serra da Capivara é bastante difícil. As comunidades e vilarejos enfrentam dificuldades para desenvolver atividades econômicas lucrativas, sofrem com ausência de serviços básicos e lidam com a dura realidade da seca nordestina.




Nossa história




_edited.jpg)
2015/16: SOMOS TODOS CAPIVARAS
Em 2015, o Parque Nacional da Serra da Capivara sofria uma crise severa de falta de recursos. Além de sua relevância arqueológica global, o parque é um dos maiores empregadores da região e seu fechamento acabaria com milhares de empregos.
Diante disso, um grupo de jovens do Colégio Santa Cruz fundou o Somos Todos Capivaras, uma iniciativa com o objetivo de ajudar o parque e a região. Além do apoio financeiro à unidade de conservação, foram realizadas parcerias uma organização local, o Instituto Olho d'Água, para doar livros para uma biblioteca em São Raimundo Nonato (PI).
2017: NASCE O PROJETO VEREDAS
Ao retornar da viagem escolar à Serra da Capivara, alguns estudantes do 9º ano de 2017 decidiram criar novas iniciativas de apoio à região, mas com enfoque em apoiar comunidades do entorno do parque por meio de projetos mais contínuos e colaborativos.
Esse grupo se juntou ao Somos Todos Capivaras, fundando o Projeto Veredas.
Decidiu-se começar pela Lagoa das Emas e, em conversas com a comunidade, determinou-se que seria construído um centro comunitário no povoado. Foram realizados também eventos de arrecadação para financiar a obra, como a primeira edição do Piauífest.
2018/19: OS PRIMEIROS PASSOS
Em 2018, inicia-se o projeto arquitetônico do centro comunitário da Lagoa das Emas. As obras se iniciam em 2019. Ao mesmo tempo, começam as conversas com o Novo Zabelê para construir o novo museu da comunidade.
Realizam-se eventos de arrecadação, sendo os principais a palestra com o roteirista Bráulio Mantovani e as segunda e terceira edições do Piauífest.
2020: A PANDEMIA DE COVID-19
As obras na Lagoa das Emas avançam.
A pandemia de COVID-19 traz grandes riscos à Serra da Capivara. Assim, o Veredas organiza o Piauífest Live, uma versão virtual de nosso festival com nomes como Gilberto Gil, Nando Reis e Tim Bernardes. A partir destes recursos levantados, o projeto passa a apoiar comunidades da região com cestas básicas.
No segundo semestre de 2020, o Projeto Veredas recebe um apoio da Embaixada Francesa que o possibilita apoiar 400 famílias com despesas de alimentação e higiene. Também com apoio da França, firmamos uma parceria Instituto Olho d'Água, ONG local que promove aulas e oficinas socioeducativas para dezenas de crianças em situação de vulnerabilidade social.
2021: OBRAS NO ZABELÊ E NOVA PARCERIA COM A FRANÇA
No primeiro semestre, começam as obras do museu e centro comunitário na comunidade do Novo Zabelê.
A parceria com a Embaixada Francesa é renovada, com novas levas mensais de apoio com despesas básicas, e seguimos apoiando o trabalho do Instituto Olho d'Água.
Realizamos a segunda edição virtual do PIAUÍFEST, dessa vez com artistas como Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro e Palavra Cantada.