
Ação emergencial de apoio na pandemia
Durante a pandemia de COVID-19, a Serra da Capivara sofreu uma série de impactos, desde óbitos até aumento do desemprego. Uma vez que o apoio governamental se mostrou insuficiente, o Projeto Veredas organizou ações emergenciais de apoio à região.
No primeiro semestre de 2020, a partir de fundos levantados pelo Piauífest Live, o Veredas doou três meses de cestas básicas para diversas comunidades, como a Lagoa das Emas e o Zabelê, e associações de guias, que tiveram seu trabalho interrompido com a baixa do turismo.
Entre novembro de 2020 e maio de 2021, o Projeto Veredas realizou uma parceria com a Embaixada da França no Brasil que garantiu por seis meses o apoio à região.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
A parceria com a Embaixada da França no Brasil
A parceria com a Embaixada da França no Brasil garantiu dois tipos de apoio: um no âmbito educacional e outro por meio de itens de alimentação e higiene.
O primeiro se deu em parceria com o Instituto Olho d'Água, também beneficiado pela parceria com a Embaixada da França. O Instituto promoveu atividades socioeducativas para crianças em vulnerabilidade social enquanto as aulas não são retomadas nas escolas. Desde rodas de leitura e atividades de computação até visitas ao Parque Nacional da Serra da Capivara, a ação reduziu os danos causados pela pandemia ao desenvolvimento das crianças.
Já o auxílio na compra de itens de alimentação e higiene foi realizado em parceria com a multinacional francesa Sodexo, que disponibilizou cartões pré-pagos de alimentação. As 372 famílias beneficiadas receberam um cartão Sodexo que pode ser usado em 19 estabelecimentos da região para compras de supermercado, apoiando também o comércio local.
Após o fim da parceria com a Embaixada Francesa, o Projeto Veredas segue como financiador das atividades do Instituto Olho d'Água.