Ações na pandemia e outras campanhas

Além das grandes frentes de trabalho com as comunidades, o Projeto Veredas também realiza ações pontuais para ajudar a região por meio de parcerias com instituições e projetos locais. Confira algumas abaixo.

O Veredas na pandemia

Durante a pandemia de COVID-19, a Serra da Capivara sofreu uma série de impactos, desde óbitos até aumento do desemprego. Uma vez que o apoio governamental se mostrou insuficiente, o Projeto Veredas organizou ações emergenciais de apoio à região.

 

No primeiro semestre de 2020, a partir de fundos levantados pelo Piauífest Live, o Veredas doou três meses de cestas básicas para diversas comunidades, como a Lagoa das Emas e o Zabelê, e associações de guias, que tiveram seu trabalho interrompido com a baixa do turismo.

 

Entre novembro de 2020 e maio de 2021, o Projeto Veredas realizou uma parceria com a Embaixada da França no Brasil que garantiu por seis meses o apoio à região. 

A parceria com a Embaixada da França no Brasil

A parceria com a Embaixada da França no Brasil garantiu dois tipos de apoio: um no âmbito educacional e outro por meio de itens de alimentação e higiene.

Após a proposta de apoio inicial da Embaixada, incluímos na ação o nosso parceiro Instituto Olho d'Água, uma ONG local que realiza atividades socioeducativas para crianças em situação de vulnerabilidade social. Assim, a Embaixada foi por meses a principal financiadora do Instituto, que promoveu desde rodas de leitura, aulas de matemática e atividades de computação até visitas ao Parque Nacional da Serra da Capivara. Essa ação foi essencial para reduzir os danos causados pela pandemia ao desenvolvimento das crianças. Após o fim da parceria com a Embaixada Francesa, o Projeto Veredas segue como financiador das atividades do Instituto Olho d'Água.

O outro âmbito da ação financiada pela Embaixada se deu por meio de um auxílio a famílias na compra de itens de alimentação e higiene. A multinacional francesa Sodexo nos disponibilizou cartões pré-pagos de alimentação, enviados a 372 famílias que receberam ao longo de vários meses um apoio financeiro para realizarem suas compras. 

PHOTO-2021-01-15-11-14-23%204%20(1)_edited.jpg
 
33689047_1817333248563555_13420590395503

Doações de livros

Organizamos campanhas de arrecadação de livros e materiais escolares, que foram posteriormente doados para as bibliotecas do Instituto Olho d'Água e de escolas de Coronal José Dias e do Novo Zabelê. 

IMG_5893_edited.jpg

Vendas de cerâmicas da Serra da Capivara

Encomendamos e revendemos peças da Cerâmica da Serra da Capivara (uma grande fonte de renda para a região) em grandes eventos em São Paulo. Assim, ajudamos a região e arrecadamos dinheiro para o projeto simultaneamente.